CIEJA PERUS I: Uma proposta de ensino, luta e resistência.

Estudo de Meio SRM 01/12/2019: O CIEJA PERUS I participou da Virada Inclusiva no Parque da Água Branca, domingo (1º de dezembro de 2019). Teve caminhada, apresentações artísticas, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária.

Caminhada do Memorial da América Latina  até o Parque da Água Branca.  Virada Inclusiva.
CIEJA PERUS I, SRM. Virada Inclusiva, 2019.
Chegada ao Parque da Água Branca. Virada Inclusiva, 2019.

“O Haiti é aqui….em Perus!”

Projeto: O Haiti é aqui…em Perus!
Professor: Cristiane Maria Coutinho Fialho
CIEJA Perus I – DRE Pirituba / Jaraguá

Aprender o Português é fundamental para o processo de adaptação no novo país. Em Perus, zona noroeste de São Paulo, dos cerca de 700 cidadãos haitianos que vivem na região. Destes, 190 estão matriculados no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

“A demanda cresceu muito de 2016 para 2017 e os alunos haitianos constituíram-se uma turma própria com suas particularidades. E se destacou muito o desejo e a necessidade de se apropriar do português”, explicou a educadora Cristiane Fialho para o Portal Aprendiz. A partir da chegada desses estudantes, ela percebeu que o currículo da escola precisava de mudanças.

As aulas regulares não faziam sentido para os migrantes já que eles não entendiam a língua. Além disso, muitos dos estudantes já vinham escolarizados do Haiti. A equipe da escola uniu-se então para pensar formas de criar um diálogo intercultural. O foco era ampliar as interações entre os estudantes brasileiros e haitianos. Assim, eles buscaram converter a escola em um espaço de acolhimento para essa população. Foi o nascimento do projeto “O Haiti é aqui….em Perus!”

Fotos: Marcos Nunes Texto: Portal Aprendiz

Entrar em contato

Endereço

R. Francisco José de Barros, 160 - Vila Inacio, São Paulo - SP, 05211-150

Contatos

(11) 3917-7953
ciejaperus1@sme.prefeitura.sp.gov.br